Carta Aberta
Às CANDIDATAS e candidatos
das próximas eleições.
Curitiba, 1 de Setembro de 2023
Eu, Larissa Hack, através desta carta: manifesto publicamente que não tenho intenção em me candidatar a nenhum cargo eletivo no estado do Paraná, também não tenho planos de filiação a nenhum partido político.
Sempre estive ligada a ações comunitárias, por mais de 15 anos como lider comunitária na regional Boqueirão, e desses, 9 anos dedicados as mulheres e seu desenvolvimento econômico, ampliando a minha liderança na pauta das mulheres no âmbito municipal a partir de 2017, sendo premiada pela prefeitura no ano de 2021 e crescendo no posicionamento dentro do recorte da prevenção e combate á violência doméstica no Paraná, assim naturalmente fui, e sou, influência para tomada de decisão das pessoas que me conhecem e acompanham minha história, por isso decidi escrever essa carta.
Acredito que bons políticos são necessários, e especialmente incentivo às mulheres que se capacitem e façam parte da política partidária, conforme suas preferências ideológicas, e assim atuem no legislativo e no executivo em favor de melhores políticas públicas para todos, com olhar de gênero.
Atuo nesse segmento desde que me redescobri uma mulher e menina vítima de violências, o que ficou claro para mim a partir de 2018, tendo a vivência do acolhimento institucional, das consequências acadêmicas, sociais e de desenvolvimento pessoal, que mulheres com experiências como a minha enfrentam, na maioria das vezes sem apoio ou compreensão. Essa é a raiz que motivou todos os passos seguintes do que hoje eu reconheço como: Vida pública.
Minha grande e relevante atuação nos últimos anos em campo, com mulheres vítimas de violências, na articulação com diversas políticas públicas e cocriação de políticas privadas, reitera minha convicção de que, hoje meu papel dentro da causa da mulher esta sendo cumprida a contento. Materializando meu propósito social como presidente do Instituto Batom, OSC fundada em 2022 para garantia e defesa de direitos das mulheres vítimas de violência e também como fundadora da Consultoria Grupo Batom, trabalhando profissionalmente com a prevenção e combate a culturas de violências, para os setores público e privado, com excelentes resultados e carreira em pleno crescimento.
Minha narrativa está pautada na promoção de uma sociedade com mais oportunidades de desenvolvimento econômico das mulheres, com foco na independência financeira, feita a muitas mãos, e beneficiando toda a sociedade, que prospera quando uma mulher prospera e fica livre da violência.
Portanto, meu posicionamento é a favor das mulheres, da cultura da paz em todos os ambientes, e do seu desenvolvimento econômico.
Tenho esperança que a política partidária, independente de viés ideológico, caminhe também a favor de todas nós: mulheres.
Aquelas e aqueles que desejam ingressar na política com esse objetivo, são bem vindos para compartilhar propostas e intenções, independente do partido, cientes de minha posição e direito garantido pela constituição à não declaração pública de voto.
Seguirei atenta aos políticos, atuante na sociedade civil e trabalhando profissionalmente com a prevenção e combate a cultura de violência nas empresas.
Confiante na clareza da minha manifestação
Larissa Hack
Presidente da OSC Instituto Batom
Consultora e palestrante na consultoria Grupo Batom